domingo, 6 de junho de 2010

Um campeão do mundo em atividade

O corpo esguio e os traços da fisionomia não denunciam a idade de José Tarciso de Souza. Aos 58 anos, Tarciso, campeão brasileiro, da América e do mundo com o Grêmio, atua como vereador em Porto Alegre e se mantém em forma jogando pelo time de Máster do tricolor no campeonato estadual da categoria. Ele esteve em Montenegro no último domingo, 06, enfrentando o Riograndense, na estréia da competição.


Em campo a história de Tarciso vai além dos principais títulos gremistas. Vindo do América do Rio de Janeiro, o jogador de origem mineira ficou 13 anos no Estádio Olímpico (de 1973 a 1986), e vestiu a camisa tricolor 815 vezes, um recorde estadual. Depois passou ainda por Criciúma, Goiás, Cerro Portenho (Paraguai), Coritiba, Atlético Goianiense (todos com títulos) e encerrou a carreira no São José de Porto Alegre, aos 40 anos.

Uma longa carreira marcada por vitórias. “Durante 21 anos tive a carteira de trabalho assinada como jogador de futebol profissional”, conta. Tarciso teve ainda uma passagem pela Seleção Brasileira, sendo convocado por Claudio Coutinho em 1978. O principal título da carreira veio em 1983, em Tóquio, quando o Grêmio venceu o Hamburgo, da Alemanha, por 2 a 1, e tornou-se Campeão Mundial Interclubes.

Como legislador na capital, o ex-ponta direita orgulha-se de ter aprovado um projeto que prevê material escolar gratuito para filhos de quem ganha menos de dois salários mínimos. E ele pensa em levar esta idéia para o âmbito estadual. “Sou pré-candidato a deputado estadual pelo PDT”, avisa. Enquanto a esposa e o assessor Jurandir (também ex-jogador do Grêmio) distribuem material informativo, ele atende aos fãs de todas as idades que querem trocar algumas palavras e tirar fotos de lembrança.

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário